IDT – NanoCCab

 
 

Designação do Projeto | NanoCCAb – Nanocompósitos Condutivos Integrados em Cabos Automóveis

Código do Projeto | 38392

Região de Intervenção | Centro

Entidades beneficiárias | COFICAB-PORTUGAL - Companhia de Fios e Cabos Lda.

Data de aprovação | 17.08.2018

Data de início | 01.06.2018

Data de conclusão | 31.12.2020

Custo total elegível | 686.155,90€

Apoio financeiro | 341.295,30€

 

 

Breve Descrição do Projeto

O projeto NanoCCAb tem como objetivo principal a investigação e desenvolvimento de uma solução que reduza o peso específico dos cabos automóveis blindados de tensão elevada, mediante substituição de materiais metálicos da blindagem por materiais condutivos de matriz polimérica.

Uma componente fundamental da investigação será a seleção apropriada das partículas, a formulação do nanocompósito e a otimização da dispersão/distribuição das nanopartículas no polímero, procurando maximizar a condutividade do material e a sua eficiência de blindagem eletromagnética, considerando as restrições impostas pelas modificações colaterais das características mecânicas do material que, no limite poderão condicionar a flexibilidade do cabo.

Outra componente será o processamento industrial do material nas linhas de extrusão de forma a integrar o nanocompósito na construção do cabo, envolvendo a otimização dos parâmetros do processo que condicionam as propriedades mecânicas e de blindagem eletromagnética.

Dada a complexidade do projeto, ambas componentes terão, necessariamente, natureza experimental e interativa, devendo ser acompanhadas pela realização de ensaios laboratoriais cujos resultados aportarão informações importantes para dirigir o desenvolvimento e acelerar a convergência com os objetivos propostos.

As competências e a experiência consolidada da Coficab aportam uma elevada probabilidade de sucesso ao projeto, que será reforçada pelas competências do PIEP, uma subcontratação representativa da estratégia da Coficab para que o projeto seja realizado dentro dos prazos previstos, com maior grau de qualidade e profundidade.

 

Desenvolvimento do projeto

O projeto dividiu-se em duas partes.

Na primeira parte destacou-se a investigação da formulação de um composto aditivado com nanopartículas de carbono (nanotubos de carbono, grafeno ou grafite esfoliada) e a otimização da dispersão/distribuição das nanopartículas no polímero, procurando maximizar a condutividade do material, considerando as restrições impostas pelas modificações colaterais das características mecânicas do material que, no limite podiam condicionar a flexibilidade do cabo.

Esta primeira parte foi desenvolvida em conjunto com o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP).

A segunda parte, baseou-se no processamento industrial do material em linhas de extrusão adaptadas ao produto da Coficab, de forma a integrar o nanocompósito na construção de um cabo exemplar, envolvendo a otimização dos parâmetros do processo que condicionam as propriedades mecânicas e posterior análise/avaliação do produto final.

Foram, também, estudados diferentes mecanismos de integração do composto na estrutura do cabo que permitiram atingir níveis de blindagem eletromagnética superiores.

 

Resultados do projeto

O objetivo de blindagem eletromagnética foi conquistado numa das soluções propostas, onde a substituição do metal foi parcial. A substituição completa e parcial da parte metálica de blindagem por um composto de baixa densidade, resultou numa redução de peso até 20 % e 12 %, respetivamente, quando comparado a um produto equivalente em produção série. Também os processos de fabrico foram ajustados e/ou substituídos, permitindo aumentar a velocidade de produção do produto. Fundamentado na redução de tempo de produção, prevê-se que num futuro no qual o produto seja comercializado, resultará na redução da quantidade de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera da Coficab.

Os resultados obtidos são prósperos e estão a ser alvo de um estudo estratégico e comercial pela empresa. Embora, concluído o projeto financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020, o produto, já numa fase bem avançada, continuará em desenvolvimento até entrar no mercado.

 
 

 

Publicação na Revista Ciência e Tecnologia dos Materiais 2021 da SPM (http://spmateriais.pt/)

 

 

 

 

IZB Trade Show 2016

          The IZB is an internacional, biannual trade show, organized in Wolfsburg, Germany for Volkswagen’s suppliers who came for this year’s edition from all over the world to meet and showcase their products and innovation. This year’s edition was under the sign of new technologies and those that have a limited […]

Desert Spirit 2016 – Expedition Wired by COFICAB

Desert Spirit 2016 – Expedition Wired by COFICAB           Lovers of 4 × 4 the adventure of Desert Spirit by lands of the Kingdom of Morocco is back! For 10 days, from March 25 to April 3, next year adventurers can experience the wonders that make this country so appealing. This […]

See all our news